Unha encravada como previnir

Como ocorre o encravamento da unha

A unhas podem encravar quando parte da unha empurra o canto do dedo do pé e geralmente as causas podem ser sapatos muito apertados, que preciona o dedo deixando-o sensível ao tato, vermelho e inchado.

Como cuidar

Coloque o pé de molho durante 20 minutos duas vezes ao dia em água morna com um pouco de sabão bactericida. Enquanto o pé estiver de molho faça uma massagem sobre a parte inflamada da cutícula.

Aplique a pomada antibiótica cinco ou seis vezes ao dia .

A dor é causada pela fricção da unha contra a cutícula exposta. O médico se encarregará de cortar este canto o que será preciso fazer apenas uma vez para facilitar o crescimento da unha sobre a cutícula ao invés de crescer enterrada nela. Ao colocar o pé de molho, procure dobrar o canto da unha para cima.

Calce seu filho com sandálias ou deixe-o descalço o máximo possível para evitar a pressão sobre a unha, mas quando ele tiver que usar sapatos fechados, proteja a unha encravada da seguinte maneira:

Se o lado interno estiver machucado, coloque uma esponginha presa com fita adesiva entre o dedão e o outro dedo a fim de evitar que fiquem se tocando.

Se o lado machucado for o externo, coloque uma esponginha com fita adesiva na parte externa do dedão para evitar que a unha fique tocando a parede do sapato.

Como previnir

Previna a recorrência das unhas encravadas desfazendo-se dos sapatos de bico fino ou que ficaram apertados. Corte as unhas retas deixando os cantos.

Motivo de ir ao médico

– Se tiver febre.
– Observar estrias avermelhadas que se estendem além do dedo.
– O pus ou a secreção amarelada não sair em 48 horas de tratamento.
– A cutícula não sarar completamente após 2 semanas.
– Qualque tipo de anormalidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *