Trocar borrachinha do aparelho em casa prejudica tratamento

Borrachinha aparelho
As borrachinhas possuem papel fundamental no tratamento através do uso de aparelho, e muitos não sabem. (Foto: Divulgação)

Ninguém gosta de ter que usar aparelho. Embora alguns adolescentes sintam vontade de usar, ao colocar, percebe que não é nada agradável fazer esse tratamento para que os dentes fiquem em sua posição correta, garantindo um bom visual bucal. Mas, um grande erro cometido por adolescentes e adultos, é trocar a borrachinha em casa, sem imaginar que trocar borrachinha do aparelho em casa prejudica o tratamento.

As borrachinhas do aparelho servem de atrativo para que as crianças e adolescentes possam usar o aparelho com maior facilidade, dando sequência a um tratamento dentário adequado. Normalmente, se escolhe a cor das borrachinhas, o que facilita na hora de usar, deixando crianças e adolescentes mais tranquilos.

As borrachinhas possuem papel fundamental no tratamento através do uso de aparelho, e muitos não sabem. Grande parte acha que as borrachinhas fazem parte apenas de uma parte estética, e acabam tentando troca-las em casa e causando graves danos aos dentes.

Trocar borrachinha do aparelho em casa prejudica tratamento

O papel das borrachinhas é segurar o arco ortodôntico aos braquetes, que são aqueles pequenos quadradinhos colados em cada dente. “Para que ocorra a movimentação dos dentes é necessário o arco ortodôntico, um fio metálico que é encaixado nos braquetes e preso por meio de ligaduras elásticas, chamadas popularmente de borrachinhas”, explica a cirurgiã-dentista, Thaís Prata Luz, especialista em ortodontia.

As borrachinhas devem ser trocadas mensalmente, tempo necessário para que o organismo responda a ativação ortodôntica realizada na última consulta. Para evitar problemas no tratamento, o recomendado é fazer a troca apenas no consultório. “O paciente pode danificar o aparelho e alterar a pressão exercida pela borrachinha, o que pode causar danos irreversíveis aos dentes”, diz a profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *