Tratamento contra Quelóide

Eles podem ficar muito feios realmente!

O quelóide é algo que ocorre nas cicatrizes muitas vezes de algum processo cirúrgico que fazemos ou quando machucamos alguma parte de no corpo. O quelóide também pode ser denominado como uma cicatriz que toma uma proporção muito maior do que o normal, ficando alta, em alto relevo, muito avermelhada e com um aspecto feio. Ele é causado por algo que se chama hiperplasia, que é o crescimento intenso e muito grande das células.

O quelóide não pode ser confundido com as cicatrizes hipertróficas que são cicatrizes normais, que muitas vezes crescem um pouco de tamanho, porém é temporário e você não sente absolutamente nada.

O quelóide normalmente arde ou coça e em alguns casos as pessoas podem vir até a sentir certa dor no local. Eles também tomam um tamanho muito maior do que o próprio local que deveria estar e crescem absurdamente algumas vezes.

Não existe algo que explique de onde surge o quelóide e quem tem mais risco de tê-lo. Sabemos que é genético, porém nem sempre seus pais têm e você terá e vice-versa.

Muitas vezes o quelóide pode aparecer no corpo depois que você teve alguma acne, ou então até em piercing que você colocou, inflamou e você teve que tirar, enfim muitos machucados e cicatrizes podem acarretá-lo.

Se você achar que alguma cicatriz sua está com quelóide, você precisará ir até um médico para ver o que precisará ser feito.

Existe tratamento.

Tratamentos

Hoje me dia existem tratamentos para o quelóide, como por exemplo:

  • Retirada com cirurgia

Dependendo do seu caso você poderá tirar o quelóide com uma cirurgia para que ele diminua de tamanho, ou seja, arrancado totalmente, porém não há garantia de que ele não volte.

  • Tratamento com Laser

Melhorará o aspecto estético, porém não o volume do quelóide.

  • Betaterapia

Em conjunto com a cirurgia ele evita que as células do quelóide voltem a crescer.

Além desses tratamentos atualmente eles descobriram novas drogas que podem acabar com a quelóide. Dentre estas drogas estão: Inquimod, Blomicina, 5-fluoracil e Interferon-alfa.

Importante ressaltar que você jamais deve se automedicar. Estes remédios só devem ser tomados se forem prescritos pelo médico.

Agora que você conhece os tratamentos, se você possui quelóide procure seu dermatologista e veja o que é mais adequado para o seu caso e comece a tratar-se agora mesmo.

Fonte: Site Versus Acne

A cicatriz fica grosseira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *