Tipos de Anemia

A hemoglobina tem o importante papel de transportar oxigênio no nosso sangue. A anemia é uma doença que dificulta a produção dessa substância que está presente nos glóbulos vermelhos. E isso pode trazer complicações sérias para o organismo, uma vez que praticamente todos os nossos órgãos necessitam de oxigênio para funcionar corretamente. A anemia pode se manifestar de diversas formas sendo tipificada com nomes diferentes e para cada uma o tratamento também difere.

Tipos de Anemia – Nomes e Sintomas

Existem muitos tipo de anemia mas basicamente certos sintomas são iguais: sensação de fraqueza ou fadiga e, em alguns casos, dificuldade de concentração ou em alguns casos até dificuldade para respirar. Os tipos de anemia podem ser:

Anemia Ferropriva: Esse tipo de anemia acontece quando há uma carência de ferro no organismo. Algumas úlceras ou câncer de estômago pode ajudar a desenvolver a anemia ferropriva. Mulheres que têm o fluxo menstrual muito grande também podem desenvolver pela perda excessiva de sangue. Até mesmo vermes no corpo podem ser a causa desse tipo de anemia. Na gravidez as mulheres ficam suscetíveis a desenvolverem carência de ferro, por isso, é importante a ingestão de medicamentos a base de sulfato ferroso para fornecerem mais sangue para o bebê. O sintomas mais comuns da ferropriva são unhas frágeis, inchaço ou sensibilidade na língua, fissuras nos lados da boca, baço inchado, e infecções freqüentes. Pode acontecer ainda a estranha vontade de ingerir “alimentos” inusitados como terra, tijolo etc.

Anemia Falciforme: A anemia falciforme é congênita e quase exclusiva da raça negra. São hemácias que possuem uma forma diferente de hemoglobina que reduz a quantidade de oxigenio nas células fazendo com que elas fiquem em formato de foice. Essa células são frágeis e se rompem com facilidade durante a circulção, causando uma anemia severa, bloqueio do fluxo sangüíneo, lesão visceral e em alguns casos, morte. O sintoma mais característico é a dor aguda , seja nas articulações, ossos, pulmões ou abdômen.

Anemia hemolítica: Consiste na diminuição dos glóbulos vermelhos decorrentes da desintegrção prematura dos mesmos. Pode ser ocasionado por infecções, medicamentoos ou distúrbios, até mesmo os hereditários. Os sintomas são muitos e dentre eles estão palidez, fraqueza, mal estar e dores.

Anemia megaloblástica: Causada por falta de vitamina B-12 ou folato, esse tipo de anemia além de ser identificada por sintomas comuns como mal estar e palidez, pode apresentar sintomas neurológicos e psiquiátricos.

Se você sofre de anemia é importante saber qual é tipo e buscar o tratamento indicado.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *