Exames de Rotina

Não é de hoje que escutamos o antigo ditado que diz que prevenir é melhor do que remediar. A melhor forma de seguirmos essa dito e trazer benefícios para nossa saúde é realizando exames periódicos rotineiros que podem detectar doenças e tratá-las com antecedência, proporcionando maior chances de sucesso na cura. O ideal é ter sempre seu médico de confiança por perto para lhe indicar os exames necessários e procurá-lo periodicamente para solicitá-los. Os exames variam quanto a idade do paciente, mas a importância é igualmente considerável. Um gesto simples que pode te ajudar a manter a saúde e em alguns casos salvar a vida.

Exames Conforme a Idade

Crianças e Jovens – Em crianças o indicado é não realizar exames em casos desnecessários, ou seja, somente em casos de suspeita de doenças. Porém, alguns exames são obrigatórios para crianças e para jovens até os 20 anos de idade. São eles: Teste do Pezinho (Serve para detectar doenças genéticas no bebê e permite tratar os males encontrados antes dos sintomas aparecerem e se tronar irreversíveis, como a doença mental. Deve ser feito 48 horas após o nascimento), Audiometria (Serve para perceber a capacidade de audição no recém-nascido), Hemograma e Colesterol (Pode ser feito no primeiro ano da criança), DSTs (É pedido quando o adolescente inicia a vida sexual e o pediatra, após avaliar o comportamento do jovem, acha conveniente.).

GrávidasHemograma (Entre outras coisas, detecta anemia.), Glicemia (Pode identificar a diabetes), Urina Tipo 1 (Para identificar Doenças renais ocultas e infecções urinárias), VDRL (Para detectar a sífilis), Tipo Sanguíneo (Identificar o tipo sanguíneo da gestante, pois em caso de RH negativo necessita de acompanhamento médico), HIV (Detectar a presença do vírus da AIDS para em caso de positivo, não passar a doença para o bebê), Sorológicos (Para rubéola, toxoplasmose e hepatites).

Exames Ginecológicos 20/65 anos – As mulheres devem fazer exames de rotina, para identificar possíveis casos de doenças exclusivas á elas como câncer no sistema reprodutor. Os exames devem ser feitos mesmo que a mulher se sinta saudável e alguns dependem da faixa etária. Exames de sangue sempre devem ser feitos e também: Papanicolau (Ou preventivo. É capaz de detectar doenças no colo do útero e verrugas na região uterina e vagina. Recomenda-se fazer uma vez por ano a partir do início da vida sexual), Ultrasson Transvaginal (A partir dos 40 anos deve ser realizado anualmente ou antes em casos específicos. Identifica possíveis tumores e câncer na região dos órgão reprodutores.), Mamografia (O Raio X da mama deve ser feito entre os 35 e 40 anos e após uma vez por ano. Identifica sinais que levem ao câncer de mama, sendo que esta não é uma doença exclusiva das mulheres), Densitometria Óssea (Exame que homens e mulheres devem realizar, mas devido a uma incidência maior da doença entre o sexo feminino, elas devem fazer após a menopausa enquanto eles, somente após os 60. Serve para medir a densidade dos ossos e se houve perda de massa, o que identificaria possivelmente a osteoporose.).

Exames de Rotina Homens e Mulheres 20/65 anosExames de Sangue, Colesterol, Exame de Urina, Exame de Fezes, Exames Cardiológicos (após os 60 anos), Exames de próstata (Em homens a partir dos 40 anos), endoscopia, teste ergométrico.

A partir dos 65 anos – A maior parte dos exames listados acima, o idoso tem que fazer com periodocidade recomendada. Os exames dependerão da saúde do paciente.

Um comentário em “Exames de Rotina

  • 29 de maio de 2012 em 11:55 am
    Permalink

    esse curso e muito enteressante tenho enteresse de aprende na area de saude

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *