Vinho, a Bebida do Inverno

VinhoDaqui a pouco é hora de beber vinho.

Você já tomou vinho? Não? Talvez porque você imagine que a bebida seja chique, cara, coisa pera quem entende. Nada mais falso.

E verdade que há um tempo atrás vinho era um produto que não aparecia com frequência na prateleira do supermercado.

E, quando aparecia, o preço era bem salgado. Mas essa história  mudou muito nos últimos anos. Vamos desfazer essa idéia de que é preciso entender de bebidas para tomá-la, você pode e deve comprar garrafa de vinho e apreciá-la sem medo de ser feliz.

O vinho é feito pela fermentação de uvas. Não dessas uvas que a gente costuma comer, a chamada uva de mesa.

A bebida é feita com uvas próprias para a produção do vinho, que se divide nos seguintes tipos: vinho tinto, branco, rosê, licoroso e espumante.

Os mais comuns são o tinto, o branco e o espumante. Este último tem gás e a rolha costuma saltar na hora de abrir.

Um vinho pode ser feito de um único tipo de uva ou da mistura de várias delas. Essas informações geralmente vêm no rótulo. Ler o rótulo é a melhor forma de orientar a sua compra.

Vinho, assim como qualquer bebida, é uma questão de gosto. E, como existem muitos tipos de uvas e de vinhos, o  jeito é ir experimentando e descobrindo aqueles de que você mais gosta.

Essa é a principal regra: bebida boa é aquela que a gente gosta.

Vejamos agora algumas opções:

VinhoDe maneira geral, os tintos combinam com pratos de gosto mais acentuados, como carne vermelha, pratos com molho vermelho ou bem temperados .

Os brancos vão bem com receitas mais suaves, como peixe. Os espumantes podem tanto acompanhar as refeições, como serem servidos como aperitivo.

Na hora de servir, use taças. Não é frescura. È que o formato do copo permite que você sinta o aroma da bebida.

Se o dia estiver frio, pode servir o vinho tinto a temperatura ambiente. O branco vai a mesa geladinho. O espumante deve ficar umas três horas na geladeira, e depois mergulhada no balde de gelo.

Guarde a garrafa de vinho na horizontal, longe do sol e do calor.

Agora que você já sabe como beber vinho, aproveite bem o inverno que vem chegando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *