Cuidado Com a Luz do Computador

Pele

Um estudo divulgado recentemente  mostrou manchas em pessoas provocadas pela luz do computador. E que tanto a luz visível das lâmpadas quanto os raios ultravioleta A (UVA) do sol têm esse mesmo efeito, razão pela qual as pessoas apresentam melasmas que são as manchas acastanhadas na pele  mesmo com o uso de fotoprotetores.

De acordo com o FDA órgão americano que fiscaliza medicamentos e alimentos  8 horas de exposição à luz artificial em ambientes fechados equivale a 1 minuto e 20 segundos de exposição solar em um dia claro de verão.  Parece pouco, mas se imaginarmos que pessoas passam horas e horas por dia durante anos trabalhando dentro de escritórios, essa quantidade pode significar estragos para a pele.

Dermatologistas , explicam que isso acontece porque a luz visível estimula o melanócito , célula responsável pela produção de melanina, substância que protege da radiação solar e pigmenta a pele. A maioria dos filtros solares no mercado protegem somente contra os raios UVA e UVB e não contra a luz visível.

Portanto a dica é optar por filtros que contenham base em sua composição ou passar uma camada de base após o filtro. A base forma uma proteção física na pele contra a luz visível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *