Gravidez aos 50 Anos: Conheça os riscos

Gravidez aos 50 anos
Engravidar após os 50 anos de idade exige maiores cuidados durante a gestação para que os riscos ao feto diminuam. (Foto: Divulgação)

Engravidar é sem dúvida uma benção divina e, que uma hora acaba fazendo parte da vida da maioria das mulheres. Muitas mulheres possuem disfunções férteis, as quais impedem-nas de gerar um filho, mas algumas ainda possuem algumas chances, chegando a ter uma gravidez aos 50 anos. Mas, até onde isso oferece riscos?

Ser mãe é uma dádiva muito grande das mulheres, e algumas passam boa parte da vida tentando engravidar e não conseguem. Independente do problema, algumas usam de todos os artifícios para engravidar até certa idade, o que acaba fazendo com que fiquem grávidas após os 40 anos de idade, não sendo tão planejada como gostariam.

Independente da idade, uma vez ocorrida a fertilização, alguns cuidados são extremamente importantes, e com o avanço da idade esses cuidados aumentam, fazendo com que a gravidez se torne de risco e necessitando de uma atenção bem maior.

Conheça os riscos da gravidez aos 50 anos

  • Aos 50 anos o corpo não funciona mais como antes, isso é óbvio. Com a chegada de um embrião, o corpo não irá produzir tantos hormônios quanto precisa, então o tratamento com hormônios é essencial para que o feto cresça e se desenvolva corretamente.
  • Após os 50 anos, os riscos de se ter uma criança com necessidades especiais também aumenta, pois o seu desenvolvimento pode sofrer alterações que não sofreriam com menos idade. Isso não é definitivo, mas após os 50 anos as chances de se ter um bebê com alguma má formação é bem maior.
  • A mulher aos 50 anos já começa a entrar em períodos em que o cálcio já não é o bastante, substância essa que será muito importante para o desenvolvimento do bebê. Por isso, existe um risco grande de que o bebê nasça de maneira prematura e com baixo peso devido ao pouco cálcio ingerido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *