Calos na Planta dos Pés: Tratamento

calos na planta dos pes
Os calos e as calosidades são causados por atrito ou pressão sobre a pele causados por inúmeros problemas. (Foto: Divulgação)

A correria do dia a dia, as sacolas, malas, mochila e tudo mais que carregamos constantemente só faz com que o peso sob os nossos pés aumente. Os pés são sem dúvida as partes do corpo que mais sofrem, e pouco cuidado se dá a eles. Os calos na planta dos pés é um dos problemas mais comuns, frente a tantos que existem.

Os calos e as calosidades são causados por atrito ou pressão sobre a pele, normalmente devido ao calçado inadequado ou pela atividade profissional ou desportiva que implica fricção e pressão constantes nos pés. Porém, estas alterações podem ser indicativo de problemas mais complexos provocados por deformações na estrutura óssea ou alterações da própria marcha.

O corpo reage a esta pressão produzindo um espessamento da camada superficial da pele. Este endurecimento da pele é conhecido por calosidade e é uma resposta protetiva do nosso organismo, com o intuito de proteger os tecidos das camadas inferiores da pele. As calosidades variam de tamanho e forma. Geralmente, não são dolorosas, mas algumas tornam-se tão espessas que a pele se torna rígida, o que pode causar desconforto.

Tratamento contra calos nas planta dos pés

O melhor tratamento para calos nas plantas dos pés é eliminar a fonte de pressão que causam eles. O ideal é ir a um Podólogo para que seja detectado o ponto onde há excesso de pressão. As alterações estruturais dos dedos, como por exemplo, dedos em garra ou as alterações da forma de caminhar, podem estar na origem do aparecimento dos calos e das calosidades. Torna-se assim importante, a avaliação morfológica e articular do pé realizada na consulta de Podologia.

As preparações comerciais, tais como tinturas e adesivos para calos só tratam os sintomas – não o problema. De igual forma, a aplicação destes produtos na pele saudável que rodeia a calosidade, pode ser potencialmente perigoso. As preparações comerciais só devem ser usadas mediante aconselhamento profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *