Como escolher o fogão ideal

Não gaste dinheiro a toa comprando um fogão que irá te trazer dor de cabeça. (Foto: Divulgação)
Não gaste dinheiro a toa comprando um fogão que irá te trazer dor de cabeça. (Foto: Divulgação)

Gostar de cozinhar faz parte da personalidade de muita gente por aí. Mas, não dá gosto cozinhar em um fogão que não está adequado para o espaço da sua cozinha ou com acessórios que mais te confundem do que te ajudam. Como escolher o fogão ideal? Essa é a pergunta que muita gente se faz antes de adquirir um fogão novo.

É importante saber levar em consideração alguns itens do fogão, que muitas vezes não pensamos. É preciso analisar o espaço e o ambiente em que o fogão novo irá ficar. Ver tamanho, espaço e harmonia entre os eletrodomésticos da sua cozinha. Tudo isso é muito importante para lhe proporcionar noites boas quando você decidir cozinhar.

Para não se arrepender semanas depois de ter comprado um fogão novo e para não ter jogado dinheiro fora, confira nossas dicas essenciais que irão te ajudar a escolher um fogão ideal para a sua cozinha.

Como escolher o fogão ideal

Facilidade na manutenção

Além de considerar atrativos como o design e a potência do produto, pense na facilidade de higienização tanto dos queimadores como do forno ao escolher seu novo fogão. Pergunte ao lojista quais são as peças removíveis para lavagem (em alguns modelos, até a porta do forno pode ser retirada) e se atente ao tipo de material que reveste o compõem o eletrodoméstico.

Funcionalidades e acessórios

Alguns acessórios são comuns a boa parte dos fogões, dos mais convencionais aos mais sofisticados: a válvula de segurança, que é indispensável, o timer para cozimento, o acendimento automático, o vidro duplo na porta e a prateleira autodeslizante do forno.

Entretanto, determinados modelos trazem inovações, em especial, no que se refere à automação. O “acendimento superautomático”, por exemplo, permite acionar qualquer queimador usando apenas uma das mãos, dando mais conforto e praticidade ao usuário. Em outros produtos, o grill elétrico ganhou um timer: além de dourar e gratinar os alimentos assados, o equipamento desliga automaticamente após o alarme sonoro.

Estude o ambiente

O espaço disponível para a instalação deve ser observado antes que o eletrodoméstico seja adquirido, portanto tire a trena da gaveta e meça a altura, a largura e a profundidade do nicho reservado ao equipamento. Opte por instalar o fogão ao lado da bancada de preparo para facilitar o cozimento dos alimentos. Além de projetar o local para colocar o aparelho, é preciso prever onde ficarão outros itens como o forno de micro-ondas, a máquina de lavar louças e a geladeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *