Postura correta à mesa

Postura correta à mesa
Ter uma postura correta à mesa é essencial para mostrar boa educação. (Foto: Divulgação)

Em algum momento de nossa vida nos deparamos com alguns momentos mais requintados, que necessitam de um certo grau de etiqueta e bons modos. Não que isso não seja necessário a todos os momentos, mas alguns acabam exigindo uma postura correta à mesa. Impressionar e agradar os convidados que estão à mesa é ótimo e faz com que você ganhe pontos positivos em relação à educação e a boa postura.

Quando somos convidados para um jantar ou almoço, devemos saber como nos comportar e ter bons modos à mesa. É importante ser elegante e fugir das gafes, aprendendo como se portar melhor em ocasiões como esta. Normalmente, já aprendemos com nossos pais alguns bons modos, principalmente os mais básicos. No entanto, alguns são adquiridos com o tempo e a experiência.

É preciso ficar atento à disposição da mesa, com relação a talheres, pratos e copos. Cada um deve estar posicionado no local certo para facilitar o manuseio e a postura mais correta à mesa. Confira aqui algumas dicas bem importantes de como se comportar bem e como se portar de maneira correta durante uma refeição.

Aprenda como ter postura correta à mesa

  • Um dos maiores erros cometidos por muita gente à mesa é em relação ao posicionamento das mãos. Muitos acabam colocando os cotovelos apoiados quando isso indica um dos principais erros. O ideal é não apoiar os braços e nem mãos. Em qualquer caso, você poderá apoiar no máximo os punhos, já que isso não aparece uma atitude grosseira.
  • É bom ficar extremamente atento ao posicionamento dos talheres e copos à mesa. Para não ter erro, inicie sempre da parte de fora para a parte de dentro, utilizando os talheres nessa ordem. Os talheres são posicionados de acordo com a ordem dos pratos, desde a entrada até a sobremesa. Além disso, existe também talheres específicos para peixe, por exemplo, que não precisarão ser usados caso não haja peixe em um dos pratos servidos.
  • Lembre-se que falar de boca cheia é falta de educação e não indica boa postura à mesa. Portanto, evite colocar muita comida na boca para não causar nenhum constrangimento. O ideal é não falar quando estamos com comida na boca.
  • Fique atento a sua postura literalmente – aquela da coluna cervical. Não é nada elegante uma pessoa sentada à mesa de qualquer maneira, como se estivesse cansado e jogado em qualquer lugar. Mantenha-se ereto e se apoie no encosto da cadeira para evitar dores.
  • Evite falar pelos cotovelos. Permita que as pessoas falem mais do que você, mas não fique quieto o tempo todo. Não conversar e nem responder quando se for perguntado por ser sinal de má educação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *